Thu, 03/17/2022 - 03:11

Departamento do Amazonas colombiano elege duas mulheres para a Câmara Federal

Departamento do Amazonas colombiano elege duas mulheres para a Câmara Federal
13/Foto: Internet

Karina Bocanegra Pantoja e Yenica Acosta Infante eleitas nas últimas eleições do dia

No último domingo 13 de março, eleitores da Colômbia foram as urnas para escolha da nova composição do congresso da república. Eles foram as unas para eleger representantes da câmara, que seria no Brasil deputados federais e Senadores. Na Colômbia o voto é facultativo, ou seja, o eleitor não tem a obrigatoriedade do voto, porém, em Letícia, capital do departamento do Amazonas colombiano, houveram 25.038 votos validos, 976 votos em branco e nulos 1.103, a votação obteve um total de 52,15% das pessoas habilitadas a votarem.

O Departamento do Amazonas colombiano, teve dois representes que buscavam a reeleição para o cargo de representante da câmara ou deputado federal, Yenica Acosta e Harold Augusto Valencia.

O departamento teve um total de 21 candidatos na disputa deste ano, tendo como vencedores do pleito, a candidata do partido Liberal colombiano, Karina Bocanegra Pantoja, com 5.280 votos, ela que anteriormente ocupava o cargo de deputada estadual, se elege pela primeira vez como representante da câmara ou deputada federal e Yenica Acosta Infante do partido Centro Democrático, reeleita com 4.294 votos.

No dia 29 de maio os eleitores colombianos retornarão as urnas para escolher o novo presidente da república.

Por: Silvana Castelo Branco (De Leticia para o Jambo Verde)

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: