Mon, 03/16/2020 - 06:54

Medidas de prevenção contra a dengue no Amazonas

image for Medidas de prevenção contra a dengue no Amazonas
Infobae

O período chuvoso no Amazonas é a época de maior risco para muitas doenças (período sazonal), incluindo as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta, principalmente, para o avanço no número de casos confirmados de dengue no estado.

O Boletim Epidemiológico da FVS-AM sobre Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito, aponta para 903 casos confirmados de dengue no Amazonas no período de janeiro a fevereiro de 2020. No mesmo período de 2019, foram registrados 301 casos confirmados da doença.

O Governo do Amazonas, por meio da FVS-AM, antecipou-se com ações de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e realizou uma campanha de divulgação para as medidas preventivas semanais de eliminação dos focos para o mosquito. No Amazonas, os principais criadouros são recipientes utilizados para o armazenamento de água. Este ano, a FVS-AM adquiriu e distribuiu 17 mil capas protetoras para caixas d’água no Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, é essencial manter as medidas de prevenção com o objetivo de combater o mosquito e evitar o aumento da dengue no estado. “É importante destacar que nos últimos cinco anos, enquanto outros estados do país enfrentavam severas epidemias, o Amazonas mantinha um redução sustentada no número de casos, o que levou a um aumento de pessoas susceptíveis (predispostas)”, avaliou.

Fonte consultada / Redação AM POST

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: