Wed, 02/17/2021 - 09:42

Malária controlada em Benjamin Constant

image for Malária controlada em Benjamin Constant
Google Imágenes | Infoamazonia

Em meio à guerra mundial contra o Coronavírus, a quase extinção dos casos de Malária, é uma grande vitória da saúde pública em Benjamin Constant. Em 2020, apenas 5 pessoas foram infectadas e nenhuma morreu.

Mas nem sempre foi assim. em 2015, as notificações por Malária explodiram. Dos 62 municípios amazonenses, Benjamin Constant figurava entre os 4 com maior número de casos.

Mais de 1200 pessoas foram infectadas. Começou, então uma reação dos orgãos públicos de saúde com participação ativa da comunidade. As principais armas na luta que garantiu a progressiva queda nos casos de malária incluíram: forte presença da vigilância sanitária, controle e eliminação de criadouros e detecção ativa de novos casos com tratamento imediato. A borrifação nos bairros e residências e a distribuição de mosquiteiros impregnados com veneno fatal para o mosquito transmissor, também foram vitais.

Agora a situação é bem mais confortável para Benjamin Constant. O município está entre os 4 com menos casos de Malária no Amazonas.
Os números credenciam Benjamin Constant a participar de Concurso promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde, que premia anualmente, esforços exitosos de combate à malária nas Américas.

Fonte consultada | Prefeitura de Benjamin Constand | Facebook
https://m.facebook.com/pmbc.am/

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: