Sun, 01/16/2022 - 06:42

Sala de Crise apresenta informações sobre cheia no Rio Doce

image for  Sala de Crise apresenta informações sobre cheia no Rio Doce
Foto :Leonardo Morais

Atendendo ao pedido do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), coordenou, na tarde de sexta-feira, 14 , a primeira reunião da Sala de Crise da Cheia do Rio Doce. No encontro foram apresentados os cenários, desde o início do período chuvoso, e as previsões até a primeira quinzena de fevereiro.

Na abertura do encontro, o presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, destacou que algumas cidades da Bacia Hidrográfica do Rio Doce sofreram muito com a chuva, e acredita que trabalhar com prevenção é o ideal para evitar problemas maiores. “Sabemos que é muito importante a construção do Plano de Convivência com as Cheias para os municípios. É fundamental ter um documento para nortear a atuação dos órgãos oficiais em um momento como este, onde todos sofrem.

diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – Filial Governador Valadares, André Marques, também participou da reunião e fez questão de frisar que “é importante estreitar os laços entre os diversos atores da Bacia, tanto entre os que monitoram informações, como os que executam as ações, e essa Sala de Crise é o local ideal. Eu acho que é um bom acontecimento e vai ser muito interessante para o Rio Doce”.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), desde o início do período chuvoso (novembro/2021), na região foram registradas chuvas acima da média, com precipitação acumulada acima de 500 mm. Já no mês de janeiro, houve do dia 3 até 13, a concentração de chuvas em curto espaço de tempo, com precipitação acima de 250 mm, fato que colaborou para o alagamento.

Previsão de chuvas para os próximos dias

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do período de 14 até 21, são esperadas poucas chuvas. Para a semana subsequente, de 21 a 27, a expectativa é de que o cenário continue. O período de poucas chuvas tem a tendência de se prolongar até a primeira quinzena de fevereiro.

Fuente consultada https://drd.com.br/

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: