Wed, 03/24/2021 - 08:23

Polícia Militar participa de campanha ‘Março Lilás’ de combate ao câncer de colo uterino

image for Polícia Militar participa de campanha ‘Março Lilás’ de combate ao câncer de colo uterino
FOTO: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) inicia nesta quinta-feira (25/03) a programação da “Semana da Mulher”, com ênfase na campanha “Março Lilás”. A iniciativa tem o objetivo de informar, conscientizar e incentivar as policiais femininas sobre a importância da realização dos exames periódicos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.

A campanha se estenderá até o dia 31 de março, na Policlínica da Polícia Militar, localizada no prédio anexo ao Comando Geral, no bairro Petrópolis. Durante a iniciativa, serão intensificadas consultas médicas especializadas, coleta de exames preventivos (Papanicolau) e exames de imagens (ultrassonografias). Os agendamentos já podem ser realizados pelo WhatsApp (92) 98842-2604 por meio do sistema SISREG/HPM.

A coordenadora do projeto, capitã PM e enfermeira Dayana Abreu, explicou que a decisão de aderir à campanha foi do comandante-geral da PMAM, coronel PM Ayrton Norte, e da Diretoria de Saúde da corporação, em preocupação com a qualidade de vida dessas policiais. Para simplificar a realização dos testes clínicos, o comando também concederá um dia de dispensa para que as policiais femininas e funcionárias civis possam realizar seus exames sem prejuízo de suas atividades.

“Em todos esses dias teremos uma programação especial de atendimento a essas mulheres de jornada dupla, que têm a missão de servir e proteger a sociedade e ainda precisam cuidar da família e dos filhos”, salientou a capitã Dayana.

Na última sexta-feira (19/03), o coronel Ayrton Norte determinou a publicação de uma portaria autorizando, para todas as mulheres das unidades operacionais e administrativas, a liberação de um dia de serviço para cuidar da saúde. A ação do comando faz parte da política de valorização do servidor adotada pelo Governo do Amazonas.

Em sua rotina ambulatorial, a Diretoria de Saúde (DS) já disponibiliza na Policlínica esses exames por meio do “Programa Saúde da Mulher”. Nesta campanha, a ideia é solidificar a importância da manutenção desses exames.

“Prevenir significa reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer. Assim, esta campanha visa conscientizar nossas policiais sobre a importância do diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento e busca chamar atenção para uma visão integral sobre a saúde da mulher, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável”, ressaltou Dayana Abreu.

Mais informações: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: