Wed, 08/12/2020 - 09:06

Unidades de Conservação está autorizada a reabrir para visitação

image for Unidades de Conservação está autorizada a reabrir para visitação
A Crítica / Google Imágenes

Um total de dez das 42 Unidades de Conservação (UC) Estaduais do Amazonas já está autorizada a reabrir para visitação do público externo. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (11/08), propõe a retomada as atividades, de forma parcial, nas áreas protegidas localizadas em Manaus e municípios no entorno.

Conforme a portaria n° 87, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), está autorizada a retomada das atividades de visitação, filmagem e pesquisa científica que não envolvam o contato direto com os moradores, em 10 Unidades de Conservação, conforme explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“A reabertura das UC gerenciadas pela Sema ocorre em duas etapas, respeitando, nesse primeiro momento, o distanciamento das populações tradicionais, para depois, em uma segunda etapa, normalizar todas as atividades gradualmente. Vale destacar que a escolha dessas UC leva em consideração o atual quadro de Covid-19 nas localidades, que mantém uma estabilidade com relação às demais áreas protegidas”, pontuou.

Atividades permitidas

Nesta primeira etapa voltam a funcionar apenas as atividades de turismo de contemplação da natureza, segundo o chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Rogério Bessa.

“Essas dez UC possuem o ecoturismo como uma modalidade pujante na economia local. Nesta fase está permitido, por exemplo, a visitação de cachoeiras, passeios turísticos e outras atividades que não tenham interação direta com os moradores das áreas protegidas”, disse.

De acordo com ele, a retomada das atividades regulares nas 10 Unidades de Conservação só deve ocorrer em sua totalidade na segunda etapa de reabertura, que inicia a partir do dia 31 de agosto

Fonte consultada / reporterparintins.com.br/

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: