Tue, 08/19/2025 - 16:07

Povo Mayuruna da inicio a la primera pesca controlada en el vale do Javari

image for Povo Mayuruna da inicio a la primera pesca controlada en el vale do Javari
@Divulgação

As lideranças indígenas do povo Mayuruna, do rio Pardo, na Terra Indígena Vale do Javari, deram início, neste ano, à primeira pesca manejada de pirarucu, fruto de um projeto iniciado em 2023. O trabalho foi estruturado a partir do mapeamento dos lagos da região e da contagem dos peixes, seguindo rigorosamente as orientações e a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A atividade conta com o apoio da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e da Prefeitura de Atalaia do Norte. Apesar disso, as lideranças destacam que toda a logística da pesca, como a compra de combustível, vem sendo custeada pelos próprios indígenas.

Segundo os representantes Mayuruna, o manejo envolve diretamente homens, mulheres e crianças, numa estratégia de transmissão de saberes às novas gerações. “Queremos que nossos filhos aprendam desde cedo a importância desse trabalho para garantir a continuidade e a preservação no futuro”, afirmam.

Participam da iniciativa as aldeias Nova Esperança, Terrinha e Menanpi, que se uniram no fortalecimento da organização comunitária e na defesa do território e da floresta.

*Com informações de Cesar Mayuruna

Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde

Fonte consultada jamboverde

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en:

    Agregar comentario

    Log in or register to post comments