Sat, 12/02/2023 - 09:38

Bairro de Maceió está em alerta para o colapso de uma mina

image for Bairro de Maceió está em alerta para o colapso de uma mina
VEJA - Defesa Civil de Maceió/Divulgação)

Colapso de mina em Maceió: bairro registrou mais de mil abalos em 5 dias

O bairro de Maceió que está em alerta para o colapso de uma mina da Braskem teve mais de mil abalos sísmicos em cinco dias, disse o diretor da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão.

O que aconteceu

Tremores foram registrados no período de 19 a 24 de novembro na área do bairro de Mutange. Além da quantidade elevada de abalos, observou-se que a profundidade dos sismos se tornava mais rasa, indicando uma possível movimentação da cavidade em direção à superfície", acrescentou Falcão

Os abalos também foram sentidos nos bairros Pinheiro e Bebedouro. Os locais estão isolados e os moradores foram realocados.

"A Defesa Civil Nacional e o Gade (Grupo de Apoio a Desastres) já monitoram a situação do lugar há muito tempo. Por determinação do presidente Lula e do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, estamos com todo o nosso aparato de prontidão para auxiliar Alagoas em caso de necessidade", disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Governo decretou emergência em Maceió

Góes disse hoje em entrevista à CNN Brasil ter reconhecido estado de emergência em Maceió. Uma mina explorada pela Braskem na cidade pode colapsar a qualquer momento.

Ministro disse que decreto de estado de emergência deve ser publicado ainda hoje. Ele vai sair em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

O ministro também afirmou que está enviando uma força-tarefa à região. O grupo inclui o secretário nacional de Defesa Civil, Wolney Barreiros, e o secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura…

Veja mais em noticias.uol.com.br

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: