Wed, 01/23/2019 - 09:52

Oeste da Bahia tem safra recorde de grãos e fibra

Carros em um campo
Bahia de Valor

Carro-chefe da produção agrícola no oeste da Bahia, a soja bateu recorde na safra 2017/18, alcançando a marca histórica de 6,3 milhões de toneladas do grão e uma produtividade média de 66 sacas por hectare - um incremento de 22,2% em relação à safra anterior. Os números quebram todos os recordes desde a implantação de lavouras da oleaginosa na região.

Os resultados positivos desta safra influenciam no clima de otimismo para o próximo ciclo, que, apesar de sofrer uma pequena redução da área plantada, não deve registrar variação expressiva na produção, já que a alta produtividade será mantida.

De acordo com o levantamento do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), atualmente a área total com o cultivo do grão é de 1,60 milhão de hectares, mas na próxima safra passará para 1,57 milhão, ou seja, quase 2% a menos. Isso se deve ao crescimento de 26,6% do plantio de algodão. A retração, entretanto, não implicará na produtividade, que deverá manter as 66 sacas/hectare. Em números absolutos, a próxima safra deve produzir 6,21 milhões de toneladas. É o que prevê o assessor de agronegócio da Aiba, Luiz Stahlke.

Fonte / novoeste.com

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: